April 27, 2024

Entrevista com Patrick Lucchese, Diretor da Urban Advisors

0
Patrick Lucchese in Porto Alegre

Patrick Lucchese em seu escritório de Porto Alegre

De onde surgiu a ideia de criar a empresa Urban Advisors?

A ideia da Urban Advisors veio quando eu estava como Diretor do Credit Suisse — Diretor Regional para a região Sul — e, lá, eu vi a necessidade de alguns clientes de um apoio mais estratégico, de um apoio mais próximo dentro da empresa, para definir caminhos futuros que fossem mais apropriados para a sua empresa, e para os seus objetivos e os dos seus acionistas. Assim, montei a Urban Advisors, fundei ela para ser um “advisor” independente, com o objetivo de ajudar as empresas a desenvolver, crescer, e atingir seus objetivos de longo prazo, principalmente focando na possibilidade de fazer um futuro IPO delas. 

Descreva um típico dia seu. De que forma você o torna produtivo?

O meu dia começa com uma leitura dos principais jornais e de como estão operando as Bolsas no exterior. A partir daí, inicio a minha rotina de reuniões. E, normalmente, terça, quarta e quinta eu passo viajando, visitando clientes, pois gosto muito de ficar próximo deles, auxiliando-os em decisões estratégicas. 

Como você dá vida às suas ideias?

Muito do meu trabalho é entender como funciona a empresa do meu cliente, no que ele bom, no que ele pode melhorar e quais são as oportunidades no mercado dele. E daí, sim, criar junto do cliente um plano de negócios para aproveitar essas oportunidades. Outro ponto em que usamos muito a criatividade é em como apresentar para o mercado financeiro uma empresa — muitas vezes, de forma muito inusitada e não óbvia, mas que possa mostrar, de fato, como a empresa trabalha e como ela é diferenciada perante seus concorrentes.  

Fale sobre uma tendência que atualmente tem chamado a sua atenção…

Eu me empolgo muito com essa nova tendência de que as empresas têm que gerar caixa, têm que dar resultado. Sempre acreditei nisso. E estou muito feliz que, hoje, virou uma tendência de mercado a preferência por empresas com esse perfil. Cash is King.

Fale sobre um hábito que faça você mais produtivo enquanto empreendedor…

Eu acho que o uso do WhatsApp de forma produtiva, para trabalho, veio para trazer muita agilidade. Mas, acredito que esse meu sistema de trabalho “in loco” nos clientes, estando junto deles na operação, dá muita agilidade, muita produtividade. Um trabalho que levaria coisa de semanas para ser feito com troca de e-mails, reuniões por Zoom, facilmente é resolvido em um dia de trabalho presencial com todos os envolvidos. 

Qual conselho você daria para você mesmo quando jovem?

Focar mais nos documentos, ler os contratos até o fim e ler as pequenas linhas. 

Como empreendedor, diga algo que você faça com frequência e recomenda que todo mundo também faça…

Como empreendedor é fundamental estar conectado com o mercado, manter um “network” ativo com pessoas relevantes em diferentes segmentos para sempre ficar atualizado de todas as tendências e novidades. 

Conte-nos sobre uma estratégia que o ajudou a crescer o seu negócio. Por favor explique como…

Eu cresci meu negócio focando 100% no cliente e defendendo 100% o meu cliente. No momento em que você trabalha focando em que o cliente atinja seus objetivos você vai crescer junto com ele e ele vai indicar você para outros clientes. 

Conte-nos sobre um fracasso que você teve como empreendedor e como você o superou…

Diversificar em seguimentos que você não conhece, tendo que confiar em pessoas que você não conhece há muito tempo, e também não conhece o perfil, pode trazer riscos — e isso já aconteceu comigo. O importante é saber a hora de realizar o prejuízo e virar a página para frente.

Qual é uma idéia de negócio que você está disposto a dar a nossos leitores?

No mundo da internet, no mundo dos influenciadores, eu acredito que falta uma curadoria com credibilidade para diversos temas. Uma plataforma que venha trazer uma curadoria de um nicho específico, trazendo pessoas com credibilidade para fazer parte dessa curadoria, eu acredito que seria um “business” de sucesso.

Qual foi o melhor “$100” que você gastou recentemente (pessoal e profissional)? Por quê? 

Sem dúvida, na compra de um livro. O conhecimento é o maior combustível das pessoas e o investimento em leitura — porque, hoje, tem muita coisa gratuita, mas, também, tem muita coisa paga — é o melhor investimento que você pode fazer.

Qual livro você recomendaria aos nossos leitores e por quê?

“Atomic Habits”, de James Clear. Sem dúvida, é uma leitura que vai ajudar muita gente. 

Qual software ou serviço online ajuda você a ser produtivo? Como você o utiliza?

Sem dúvida alguma, para mim, o WhatsApp mudou a minha produtividade — aumentou muito a minha produtividade, gerando agilidade instantânea para a tomada de decisões em grupos e individualmente. 

Quais as suas aspas favoritas?

“Você perde 100% dos tiros que não dá”- Wayne Gretzky.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *