December 22, 2024
erasmo-carlos-battistella

Líder na produção de biodiesel no Brasil, por meio de sua companhia — a BSBios — o técnico agrícola e administrador de empresas Erasmo Carlos Battistella é um dos mais influentes empresários do setor do agronegócio no país.

O gaúcho — natural de Itatiba do Sul — atualmente com 44 anos de idade (2023), já acumula em sua carreira algumas conquistas: já marcou presença, por exemplo, no ranking das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro (2017), também já recebeu o prêmio Liderança Jovem para o Agronegócio (2012), bem como o troféu Guri (2013) e o troféu Equilibrista (2018). Erasmo, ainda, é cofundador, foi presidente por dez anos e, atualmente, é diretor do Conselho de Administração da Associação de Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio).

A BSBios, por sua vez, foi fundada pelo técnico agrícola, administrador e empresário em 2005 com o intuito de produzir biodiesel em Passo Fundo, cidade localizada no seu estado natal, o Rio Grande do Sul. Com a posterior aquisição de uma segunda unidade — em Marialva, município no estado do Paraná — a companhia se tornou a maior produtora de biodiesel do Brasil

Hoje em dia, a BSBIOS conta também com uma unidade de produção de biodiesel de segunda geração na Suíça e está investindo no projeto chamado de “Omega Green”, no Paraguai, que se trata de uma biorrefinaria para a produção também de biocombustíveis de segunda geração. Com um investimento estimado de US $ 1 bilhão, o Omega Green está previsto para ficar pronto em 2025. 

Além disso, a companhia de Erasmo Carlos Battistella adquiriu, recentemente, no início de 2023, o Complexo Industrial La Paloma (que passará a se chamar BSBIOS La Paloma) e a produtora de diesel e glicerina Biosinergy — ambas também localizadas no Paraguai.

1. De onde surgiu a ideia de criar a BSBIOS?

A ideia da BSBIOS surgiu efetivamente numa fila de banco, onde fiquei sabendo do biodiesel. Mas esta iniciativa só aconteceu porque desde criança eu sempre tive muito interesse pelo setor industrial, de agroindustrial, porque acredito que a indústria e a agroindústria efetivamente geram muito valor e transformam as regiões onde se trabalha. 

2. Descreva um típico dia seu. De que forma você o torna produtivo?

Eu procuro utilizar o máximo meu tempo produtivo. Acordo geralmente bastante cedo, procuro fazer minhas aulas de inglês de manhã, durante o dia, acelerar minhas reuniões e ao final do dia tiro um tempo para eu fazer minhas atividades físicas, todos os dias. À noite reviso como foi meu dia e preparo o dia seguinte. Tento sempre ter uma semana de antecedência com as agendas de aula organizadas e os compromissos principais. 

3. Como você dá vida às suas ideias?

Eu acredito que uma característica que eu tenho é que eu consigo visualizar as minhas ideias, sou muito visual. Então, quando alguém me fala sobre uma fábrica ou uma oportunidade para mim, vem na minha mente imagens. Então, isso me ajuda a tirar da minha cabeça e colocar no papel, de transformar ideias em projetos.

4. Fale sobre uma tendência que atualmente tem te chamado atenção.

A transição energética é a tendência que tem me chamado muita atenção e tem me trazido, inclusive, muitos questionamentos, porque nós não temos nesse momento no mundo uma solução única para a transição energética, então, esse é um ponto que tem chamado a atenção.

 5. Qual conselho você daria para você mesmo quando jovem?

Se eu pudesse voltar e dar um conselho como jovem, certamente seria buscar aprimorar as minhas qualidades, principalmente, as habilidades de comunicação. E falo isso porque hoje, que estamos trabalhando em um projeto global, eu entendo o quanto isso é importante, não só em falar outros idiomas, mas a habilidade de comunicação é fundamental para o sucesso dos negócios e das pessoas.

6. Como empreendedor, diga algo que você faça com frequência e recomenda que todo mundo também faça.

Revisar a estratégia. Eu acredito que a gente deve frequentemente revisar a estratégia se ela está correta ou não. Até porque a estratégia de uma pessoa ou de uma empresa ela é feita, mas há muitas ações externas e essas ações externas acabam influenciando a tomada de decisão. Então, revisar a estratégia, na minha opinião, é muito importante.

7. Conte-nos sobre uma estratégia que o ajudou a crescer seu negócio. Por favor explique como.

Estou sempre aberto a inovação, busco por novidades e verifico como aquilo pode-se aplicar aos negócios ou melhorá-los.

8. Conte-nos sobre um fracasso que você teve como empreendedor e como você o superou.

A vida é um constante aprendizado e no empreendedorismo não é diferente, são apostas naquilo que você acredita, porém nem sempre acertamos, as vezes é necessário recuar e revisar a estratégia. 

9. Qual foi o melhor $100 que você gastou recentemente? Por que? (pessoal e profissional)

Os 100 dólares que eu melhor investi foi o último sorvete que eu paguei para minhas filhas, porque me gerou uma sensação de bem-estar enorme. E nós, como homens de negócios, não precisamos somente gerar valor, quando a gente propicia momentos de felicidade para as pessoas, principalmente aquelas que estão próximas da gente, é uma forma de realização.

10. Qual livro você recomendaria a nossos leitores e por quê.

O livro que eu recomendo, é um livro que eu li há muito tempo e já não é um livro novo, mas é um livro que eu aprendi muito, que é O Monge Executivo, de James C. Hunter. É um livro já bem consolidado, mas que me ensinou muito, muitos macetes na área de liderança e me ajudou muito a crescer como profissional.

11. Qual software ou serviço online te ajuda a ser produtivo? Como você o utiliza?

Olha, eu não digo que é um software específico, eu acredito que todas as ferramentas online e, principalmente, de comunicação, mudaram a dinâmica dos negócios e mudaram a minha vida. Então, principalmente, os aplicativos de mensagens rápidas fazem com que eu, particularmente, tenha muito mais produtividade no meu dia a dia.

Quais as suas aspas favoritas?

“Sonhar grande ou sonhar pequeno é o mesmo trabalho”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *